Menu

63ª edição da Concafras-PSE em Dourados MS de 02 a 05 de Março UFGD

01 MAR 2019
01 de Março de 2019

De 2 a 5 de março, Dourados receberá caravanas de vários estados e países para a 63ª edição da Concafras-PSE (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita), que será realizada na Cidade Universitária (UFGD e UEMS). O evento reúne todos os anos cerca de mais de cinco mil pessoas no período de Carnaval para a realização de estudos cristãos e atividades práticas de caridade.

Como Dourados é uma das cinco cidades a sediar a Concafras, a expectativa da organização é de receber mais de mil pessoas vindas de outros municípios de Mato Grosso do Sul, dos estados vizinhos (Paraná, São Paulo e Goiás) e também dos países próximos, especialmente do Paraguai, Argentina e Bolívia.

Sixto Aquino é de Assunção, capital do Paraguai, e virá com vários trabalhadores do Centro Espírita Maria de Nazaré e do Posto de Assistência Esperança para participar dos cursos e aperfeiçoar as atividades que desenvolve no país vizinho.  “Fomos convidados a fazer parte desse lindo encontro! Encontro de luz que vai nos ajudar a aprender mais sobre esse trabalho magnífico. Vai haver momentos de formação, de entretenimento e de aprendizado. Então convidamos a todos os interessados em trabalhar no bem a participarem também! E que através desse trabalho possamos evoluir espiritualmente e encontrar a tão desejada felicidade que todos estamos buscando”, disse Sixto Aquino. 

Os cursos têm enfoque no desenvolvimento de atividades sociais, espíritas e voluntárias aos interessados em desenvolver trabalhos neste eixo em suas cidades. A primeira parte é teórica, em que os participantes escolhem cursos que instruem sobre como atender crianças, adultos e jovens, que procuram as atividades voluntárias.

Em Dourados, serão oferecidos mais de 50 cursos que depois se desdobrarão no segundo tipo de atividade, que são as ações práticas de caridade no Lar do Idoso e nas entidades assistenciais localizadas nos bairros Estrela Porã, Parque do Lago II, Vila Aurora e Vila São Brás. Também serão promovidas campanhas no Parque dos Ipês e na Praça Antônio João.

PROGRAMAÇÃO

A solenidade de abertura será às 20h de sábado com música, discursos e apresentações culturais, no Auditório Central da UFGD. No entanto, a programação começa às 7h com recepção dos caravaneiros, inscrições e oficinas.

Na manhã de domingo serão realizadas as campanhas de arrecadação de donativos, nos bairros Parque Alvorada, Jardim Flórida e Vila São Brás. Já durante a tarde todos os participantes farão os cursos dos temas central e especial: “A minha paz vos dou”, em referência ao trecho bíblico do livro de João, capítulo 14, versículo 27 e “Comunicação Social Espírita – Instrumento de Evangelização da Humanidade”. À noite, os cursos serão sobre os temas históricos e atuais que cada participante escolhe no ato da inscrição.

Na manhã de segunda, são os cursos dos temas específicos, também escolhidos a partir dos interesses do próprio caravaneiro. Na segunda à tarde, a partir das 14h, é hora de colocar em prática o que foi aprendido nos cursos por meio das campanhas de arrecadação de donativos, livros, enxovais para crianças recém-nascidas, entre outros, nos Postos de Assistência Casa da Prece, Maria de Nazaré e Meimei, Escola Municipal Prof. Íria Lúcia Wilhelm Kozen (Posto Simulação), no Lar do Idoso, Praça Antônio João e Parque dos Ipês. O momento coletivo da noite, às 20h, será com confraternização geral, lançamento das sedes da Concafras de 2020 e a grande roda da Alegria Cristã.

Na terça-feira, a programação ocorre somente durante o período matutino, com cursos dos temas livres e solenidade de encerramento. Para levarem até suas cidades, cada participante receberá a nova edição da Revista Auta de Souza, que trata especialmente sobre Comunicação Social Espírita e dá subsídios para implantação do Núcleo de Comunicação Social nas casas espíritas.

 

Voltar
Contador Gratis
Tenha também o seu site. É grátis!